Encontrar formas de poupar nos seus Custos Energéticos ao mesmo tempo que aumenta as suas métricas de Sustentabilidade, são atualmente duas das principais prioridades para as empresas. Pode conseguir ambas, com um investimento reduzido, e ver esse investimento recuperado em apenas alguns meses. É uma situação muito vantajosa.
É precisamente isso que pode acontecer ao examinar e auditar minuciosamente o que está a acontecer na sua Casa de Caldeiras.
Todas as Caldeiras estão sujeitas à evaporação contínua como parte do seu funcionamento normal. Isto aumenta gradualmente o número de sólidos dissolvidos (TDS) no seu interior, que têm de ser mantidos abaixo de certos limites para evitar danos na Caldeira.
Normalmente, isto é efetuado através da Purga da Caldeira. Há dois tipos de purga: Purga de Fundo (também chamada purga intermitente) e Purga Contínua. Estes processos eliminam os depósitos indesejados da Caldeira. Numa Caldeira Industrial, dependendo da qualidade da água de alimentação, pode equivaler à drenagem de 3 a 5% da sua capacidade, sem qualquer tentativa de reutilização do calor e da água envolvidos.
Embora a quantidade removida com a Purga de Fundo seja relativamente pequena (<50 kg/h), o elevado conteúdo sólido, as incrustações, o funcionamento intermitente e as quantidades relativamente pequenas envolvidas, não contribuem para que a recuperação seja considerada económica.
Porém, os volumes maiores envolvidos na Purga Contínua podem ser reutilizados, resultando numa poupança significativa de Energia e de Água.
Quando a água a ferver pressurizada diminui a pressão, dá origem ao Vapor Flash. Isto significa que a jusante das válvulas de purga se encontram o Condensado da purga e o Vapor Flash, e é aqui que pode poupar e recuperar energia.
É evidente que a verdadeira Poupança e Recuperação de Energia estão totalmente dependentes de uma série de variáveis, mas mesmo com um circuito relativamente simples que aproveita a Energia da Purga e dá-lhe outra utilização, a amortização pode ir de 4,0 a 5,3 meses (com base numa quantidade de purga de 300 kg/h).
No caso de circuitos mais sofisticados, com o Vapor Flash e algum do Calor da Purga usados para aquecer e desgasificar a água de alimentação, a poupança de custos anuais pode chegar às Dezenas de Milhares de EUR, apenas com um investimento relativamente pequeno.
Neste sistema o Vapor Flash e algum do Calor da Purga são usados tanto para aquecer como para desgasificar a água de alimentação da Caldeira.
Embora esta seja uma solução mais complexa, os benefícios são impressionantes. Com base em vários pressupostos relativamente à temperatura da saída de purga, quantidades de purga, valor térmico do combustível, e Eficiência da Caldeira, a poupança possível é a seguinte:
Dado o enorme retorno sobre o investimento à espera de ser rentabilizado, faz todo o sentido analisar imediatamente os seus procedimentos de purga atuais para avaliar que vantagens ainda pode conseguir. Os nossos cálculos nem levam em consideração as poupanças adicionais possíveis resultantes da redução do consumo e do tratamento da água (menos químicos necessários).
Para saber mais sobre como pode melhorar rapidamente a sua Eficiência Energética e métricas de Sustentabilidade, contacte-nos para obter informações mais detalhadas sobre o seu caso concreto.